A ministra angolana da saúde, Sílvia Lutucuta diz que África continua a registar poucos casos da COVID-19 em relação a outros continentes, não por mera sorte, mas pelo trabalho que tem realizado para conter a propagação.

Todo o continente africano, em comparação com outros continentes, continua a ser um dos menos afectados pela pandemia COVID-19.

“Temos que dar crédito a África por nos termos antecipado. Acho que é muito importante valorizarmos o trabalho que os países africanos fizeram até aqui”, afirma a ministra, numa entrevista exclusiva à Euronews.

Até agora, cerca de 17 mil casos foram confirmados, dos quais aproximadamente 900 são óbitos e cerca de quatro mil são de pessoas recuperadas. Este baixo número de casos não tem a ver com o clima africano ou com a sorte, mas sim com o mérito dos países africanos, defende a ministra de saúde de Angola.

A título de exemplo, Angola, desde os meados de Março até agora, só tem registo de pelo menos 19 casos, dos quais dois são de vítimas mortais e cinco de indivíduos recuperados. A ministra angolana partilha a sua experiência.

E nesta luta contra COVID-19, Angola não está sozinha, contando actualmente com ajuda de mais de 200 médicos cubanos de diversas especialidades que chegaram ao país no início desta semana.