Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Médio-Oriente (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O que é um novo coronavírus?

O novo coronavírus (CoV) é uma nova estirpe de coronavírus que não foi previamente identificada em humanos. O novo coronavírus, designado Covid-19, foi identificado, pela primeira vez, em Dezembro de 2019, na China, na cidade de Wuhan.

Os seres humanos podem ser infectados com um novo coronavírus a partir de animais?

Segundo a OMS, o ser humano contaminou-se a partir de um animal, estando em curso estudos para determinar, com exatidão, o animal em causa.

A Covid-19 é o mesmo que o SARS (Síndrome Respiratório Agudo Grave? 

Não. A Covid-19 não é igual ao SARS. Contudo, análises genéticas demonstram que são relacionados.

Comment se transmet-il? 

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo ou directo com pessoas infectadas pelo vírus, através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando as pessoas tossem ou espirram, ou por superfícies e objectos contaminados.

Os animais domésticos podem transmitir a Covid-19?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infectados e que, consequentemente, possam transmitir a Covid-19.

Qual é o grupo de maior risco de ficar doente pela Covid-19? 

Pessoas de todas as idades podem ser afectadas pelo novo coronavírus. Contudo, pessoas mais velhas ou com doenças crónicas (como hipertensão, asma, diabetes ou outras doenças) são as mais vulneráveis a ter doença grave quando infectadas. Um estudo divulgado pelo Centro Chinês de Controlo de Doenças indica que 80% dos casos da infecção são ligeiros e apenas 4,7% são considerados críticos. Importa referir que a transmissibilidade é muito alta pelo que devemos manter a distância social, isto é, entre as pessoas (de pelo menos 1 metro).

Quais os sinais e sintomas da Covid-19?

As pessoas infectadas podem apresentar sinais e sintomas de infecção respiratória aguda, como febre, tosse, espirros e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar à pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos.

Qual o período de incubação?

O período médio de incubação é de 0 a 14 dias.

Existe-t-il un vaccin? 

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Existe tratamento?

Não existe tratamento específico para a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, muitos dos sintomas podem ser tratados. Neste caso, o tratamento é com base na condição clínica do paciente. Além disso, para os doentes graves, os cuidados de suporte podem contribuir para a melhoria do doente.

Os antibióticos são efectivos para o tratamento da Covid-19?

Os antibióticos não são efectivos contra vírus, apenas contra bactérias. A Covid-19 é uma doença viral e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Utilizá-los não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

Quando se deve fazer o teste diagnóstico específico para o novo coronavírus?

O teste específico de diagnóstico reserva-se para os casos suspeitos de Covid-19, ou seja para pessoas com sintomas de doença e que nos 14 dias anteriores esteve numa região afectada pela Covid-19 ou em que esteve em contacto com pessoas infectadas ou doentes.

Como se pode prevenir? 

A prevenção passa essencialmente por:

1) Lavar frequentemente as mãos com água e sabão comum, mesmo que elas pareçam limpas;
2) Evitar contacto próximo com pessoas com febre, espirro, tosse ou dificuldade de respirar;
3) Ao tossir ou espirrar, tapar a boca com um lenço de papel que deve ser descartado imediatamente ou braço dobrado;
4) Não partilhar objectos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
5) Evitar aglomerações e ambientes fechados

É recomendado o uso de máscaras?

O uso de máscaras está indicado para as pessoas com febre, tosse ou espirros, profissionais que prestam cuidados a pessoas suspeitas da doença ou que prestam atendimento ao público.

Como viajante, o que devo fazer?

Para viajantes regressados das áreas afectadas e que apresentem sintomas sugestivos de doença, durante ou após a viagem, antes de se deslocar a uma unidade de saúde, se estiver em Luanda ou Benguela ligar para o 111, informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem. Se estiver em outra província, dirigir-se à unidade sanitária mais próxima.

Quando é que uma pessoa pode ser considerada um contacto? 

Pessoa com exposição directa a doente com Covid-19, pessoa que teve contacto com amostras laboratoriais do novo coronavírus, visitante de doentes ou pessoa que permaneceu no mesmo ambiente do doente infectado pela doença.

Qual a taxa de letalidade da Covid-19?

Segundo a OMS, a Covd-19 é mais letal que a gripe comum, apresentando uma taxa de letalidade a volta de 3,5% (para a gripe é menos de 0,01% a 0,08%).

Quais as orientações para as visitas aos hospitais e lares de idosos?

As visitas a unidades sanitárias ou lares de idosos devem reduzir-se ao máximo, para diminuir o risco de transmissão.