Luanda – Angola registou mais três casos positivos de transmissão local da covid-19, contacto do caso 31, informou hoje (quinta-feira) o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Selon le responsable, qui s'exprimait lors de la réunion de presse quotidienne pour mettre à jour les données de covid-19 en Angola, les trois cas, qui représentent 21 cas de transmission locale, sont des citoyens de Guinée Bissau, résidents de Bairro Hoji Ya Henda, dans la municipalité de Cazenga, à Luanda.

Referiu que os mesmos, com as idades de 36 anos de idade (masculino), 24 anos (feminino) e 22 anos(feminino) estavam em quaretena institucional.

O país tem assim, apontou, 48 casos positivos, com dois óbitos, 14 recuperados e 32 activos (clinicamente estáveis).

Disse estarem em quarentena institucional, em todo o país, 688 pessoas, sendo que 69 delas obtiveram altas, precisamente 24 no Cunene, 28 em Luanda, três em Cabinda, 13 no Bié e um na Lunda Norte.

O secretário de Estado informou que foram processadas laboratorialmente seis mil 136 amostras, com o resultado de 45 casos positivos e cinco mil 607 negativos, enquanto 481 encontram-se em processamento.

De 11 a 25 de Maio, Angola observa um novo período de Estado de Emergência, de 15 dias, para tentar conter a proliferação do novo coronavírus (covid-19).

Esta é a quarta etapa do regime de excepção, que se iniciou a 27 de Março, tendo a última prorrogação vigorado no período de 26 de Abril a 10 de Maio.