The Angolan minister of health, Sílvia Lutucuta says that Africa continues to register few cases of COVID-19 in relation to other continents, not by mere luck, but because of the work it has done to contain the spread.

The entire African continent, compared to other continents, remains one of the least affected by the COVID-19 pandemic.

“Temos que dar crédito a África por nos termos antecipado. Acho que é muito importante valorizarmos o trabalho que os países africanos fizeram até aqui”, afirma a ministra, numa entrevista exclusiva à Euronews.

Até agora, cerca de 17 mil casos foram confirmados, dos quais aproximadamente 900 são óbitos e cerca de quatro mil são de pessoas recuperadas. Este baixo número de casos não tem a ver com o clima africano ou com a sorte, mas sim com o mérito dos países africanos, defende a ministra de saúde de Angola.

A título de exemplo, Angola, desde os meados de Março até agora, só tem registo de pelo menos 19 casos, dos quais dois são de vítimas mortais e cinco de indivíduos recuperados. A ministra angolana partilha a sua experiência.

E nesta luta contra COVID-19, Angola não está sozinha, contando actualmente com ajuda de mais de 200 médicos cubanos de diversas especialidades que chegaram ao país no início desta semana.