According to the deputy coordinator of the provincial commission for combating and preventing covid-19 in Lunda Sul, Viegas de Almeida, the citizens concerned are part of the group of 578 from the capital of the country who have been quarantined at home since the 12th of December. month, in the framework of measures to combat the covid-19 pandemic.

Falando em conferência de imprensa sobre a situação da covid-19 na província, Viegas de Almeida disse que a denúncia ocorreu nas primeiras horas desta segunda-feira e foram accionados os órgãos competentes para a recolha dos dois infractores para um dos centros de quarentena institucional criado numa unidade hoteleira da cidade.

Fez saber que o registo dos cidadãos em quarentena domiciliar facilita a identificação de quem violar as medidas, elogiando a população no que toca a denúncias de pessoas que estão a violar as orientações decretadas pelas autoridades.

O responsável informou que nas últimas 48 horas, o Gabinete Provincial da Saúde recebeu 23 chamadas, o que levou os serviços de emergências médicas e a equipa de respostas rápida a se deslocarem aos locais para averiguar a veracidade das informações recebidas.

Quanto aos municípios, sobretudo os que fazem fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), informou que os técnicos de saúde continuam a manter a vigilância.

Viegas de Almeida lembrou que 50 médicos do município de Saurimo receberam formação, durante três dias, sobre manuseamento de casos da covid-19 e de material de biossegurança.

A província vai beneficiar de seis especialistas cubanos, entre intensivistas, epidemiologistas, imagiologista e bioestatística, um para em cada município.

Os médicos em causam vão também acudir outras situações de saúde.

No tocante a realização de testes locais, o aparelho já se encontra na província, os técnicos formados, infelizmente faltam os cartuchos.

Quanto aos medicamentos e material de biossegurança, disse que a província recebeu, no fim-de-semana, um reforço de fármacos de consumo corrente.

Reiterou o cumprimento escrupuloso do confinamento social por parte da população, assim como as medidas de prevenção, lavando constantemente as mãos com água e sabão, de modos a evitar que a pandemia chega a província, colocando em perigo a vida de milhares de pessoas.