Luanda – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou, nesta quarta-feira, em Luanda, que Angola está em plena segunda vaga da pandemia da Covid-19.

Ao falar em conferência de imprensa, a governante afirmou que o país regista aumento rápido de casos, inclusive de novas variantes do vírus.

Sílvia Lutucuta avançou que nos últimos três dias foram diagnosticados 260 casos da estripe inglesa, perfazendo um total de 523 casos, incluindo da variante sul-africana, desde o mês de Março do ano em curso.

A ministra, que receia o registo de um cenário pior ao verificado no país em Outubro de 2020, apelou para a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, como forma de se evitar danos maiores.

Conforme a ministra, o mais preocupante é o facto de a maioria dos casos das novas variantes serem sintomáticas e afectaram, em alguns casos, centenas de famílias ao mesmo tempo.

“O caminho é longo. Mas se não houver rigor no cumprimento das medidas estabelecidas vamos passar por uma fase pior a anterior”, afirmou.

De acordo com a governante, se não houver mudança no comportamento dos cidadãos nem a aplicação d vacina livrará o país de um “aperto” com o aumento do número de casos diários.

O quadro geral apresenta 26.168 casos positivos, com 591 óbitos, 23.584 recuperados, 1.903 activos.

 

Covid-19 New Coronavirus Couplet