Ndalatando – O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, enalteceu hoje, sábado, as condições técnicas, infraestruturas, prontidão e meios criados pelas autoridades da província do Cuanza Norte, visando o combate e atendimento de possíveis casos de Covid-19.

 

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de algumas horas,  a frente da Comissão Interministerial de Combate à Covid-19, Marcy Lopes disse ser com satisfação que verificou o empenho das autoridades locais em relação a criação de espaços adequados para atendimento de doentes com novo coronavírus.

Referiu que apesar das condições verificadas, o Cuanza Norte carece de reforço de equipamentos, sobretudo ventiladores, garantindo intermediar junto dos órgãos centrais para que tal situação seja minimizada.

Em relação a situação médico-medicamento, Marcy Lopes disse constatar a existência de quantidades de fármacos suficientes, a par de estarem mobilizados mais de cem profissionais de saúde que vão  assegurar o funcionamento de  dois centros de quarentena e tratamento de pacientes com covid-19, criados ao nível de Ndalatando, capital do Cuanza Norte.

Por seu turno, o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, assegurou terem sido adoptadas as condições mínimas para o combate à Covid-19, através da criação de dois centros de tratamento da Covid-19, sendo um instalado no destacamento do corpo de bombeiros do Morro do Binda e o outro no Aeroporto de Carianga, ambos situados a sete quilómetros de Ndalatando.

Referiu que o centro de quarentena do Aeroporto de Carianga dispõe de uma capacidade de 24 camas, enquanto a unidade de tratamento implantada no destacamento do Morro do Binda conta com  45 camas.

Adriano Mendes de Carvalho manifestou-se preocupado com o facto da província contar apenas com quatro ventiladores mecânicos para assistência de doentes graves da Covid-19, dos quais apenas dois estão funcionais, enquanto os outros dois carecem de instalação técnica.

No que concerne a casos suspeitos, o governador disse que a província registou até ao momento 12 casos suspeitos da doença, envolvendo cidadãos provenientes do Brasil e Portugal, que após submetidos à acompanhamento através de quarentena domiciliar, dois casos foram descartados, enquanto os demais aguardam pelos resultados dos testes complementares encaminhados à Luanda.