Segundo o coordenador adjunto da comissão provincial do combate e prevenção da covid-19 na Lunda Sul, Viegas de Almeida, os cidadãos em causa fazem parte do grupo de 578 provenientes da capital do país que se encontram em quarentena domiciliar desde o passado dia 12 do mês em curso, no quadro das medidas de combate à pandemia da covid-19.

Falando em conferência de imprensa sobre a situação da covid-19 na província, Viegas de Almeida disse que a denúncia ocorreu nas primeiras horas desta segunda-feira e foram accionados os órgãos competentes para a recolha dos dois infractores para um dos centros de quarentena institucional criado numa unidade hoteleira da cidade.

Fez saber que o registo dos cidadãos em quarentena domiciliar facilita a identificação de quem violar as medidas, elogiando a população no que toca a denúncias de pessoas que estão a violar as orientações decretadas pelas autoridades.

O responsável informou que nas últimas 48 horas, o Gabinete Provincial da Saúde recebeu 23 chamadas, o que levou os serviços de emergências médicas e a equipa de respostas rápida a se deslocarem aos locais para averiguar a veracidade das informações recebidas.

Quanto aos municípios, sobretudo os que fazem fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), informou que os técnicos de saúde continuam a manter a vigilância.

Viegas de Almeida lembrou que 50 médicos do município de Saurimo receberam formação, durante três dias, sobre manuseamento de casos da covid-19 e de material de biossegurança.

A província vai beneficiar de seis especialistas cubanos, entre intensivistas, epidemiologistas, imagiologista e bioestatística, um para em cada município.

Os médicos em causam vão também acudir outras situações de saúde.

No tocante a realização de testes locais, o aparelho já se encontra na província, os técnicos formados, infelizmente faltam os cartuchos.

Quanto aos medicamentos e material de biossegurança, disse que a província recebeu, no fim-de-semana, um reforço de fármacos de consumo corrente.

Reiterou o cumprimento escrupuloso do confinamento social por parte da população, assim como as medidas de prevenção, lavando constantemente as mãos com água e sabão, de modos a evitar que a pandemia chega a província, colocando em perigo a vida de milhares de pessoas.