21 Abril de 2020 | 20h24 – Actualizado em 21 Abril de 2020 | 21h00

Luanda – Um total de mil e 500 zaragatoas, materiais de colheitas de amostras, foram distribuídas esta terça-feira nas províncias do Huambo, Benguela, Zaire, Cabinda e Cunene, para o início de testes aleatórios da Covid-19 nas comunidades.

Segundo o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre o novo coronavírus no país, cada província vai beneficiar de 300 zaragatoas para facilitar a realização da testagem aleatória e o estudo epidemiológico de cada região.

O início do teste aleatório, nos próximos dias, será fundamental para aferir o número de pessoas afectadas pela doença do Sindrome Respiratório Agudo ou pela Covid-19, principalmente na época de cacimbo.

Franco Mufinda explicou que o método a ser usado para as análises aleatórias será à base da biologia molecular, descartando a possibilidade de testes rápidos.

Desde o início da testagem em Angola (Março último), o laboratório de biologia molecular nacional já processou mil e 572 amostras, dos quais 24 acusaram positivas.

Nesse âmbito, ainda estão em processamento laboratorial 77 amostras.

Quanto a quarentena institucional, encontram-se em confinamento 727 cidadãos em todo país, sendo que dois receberam alta nas últimas 24 horas.

De acordo com o secretário de Estado, existem ainda 388 pessoas suspeitas de Covid-19 e 696 cidadãos que tiveram contactos directos ou ocasionais com 24 casos positivos que o país regista.

Até à presente data, o país regista 24 casos positivos importados, dos quais seis recuperados, 16 activos e dois mortos.

Para a prevenção e combate à Covid-19, Angola observa, desde às 00h00 do dia 11 de Abril, um novo período de Estado de Emergência, que deve vigorar até as 23h59 do dia 25 de Abril.