Luanda – Noventa novas infecções e cinco mortos é o balanço estatístico das últimas 24 horas anunciado, neste domingo, pelas autoridades sanitárias.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante a sessão de acutlaização de dados, trata-se de 88 casos notificados em Luanda e dois na província de Cabinda.

Franco Mufinda avançou que a lista dos novos pacientes, cujas idades rondam entre os três aos 99 anos, inclui 47 do sexo masculino e 43 do sexo feminino.

Em relação aos cinco óbitos, frisou que se trata de quatro cidadãos angolanos e um de nacionalidade Eritreia, todos residentes na província de Luanda, sendo dois do sexo masculino e três do sexo feminino.

Com estes dados, a província de Luanda tem um acumulado de 3.655 casos positivos e 144 óbitos, Benguela 44 positivos e três óbitos e Cabinda com 86 casos positivos.

O quadro epidemiológico apresenta ainda o Bengo com sete casos positivos  e um óbito, Bié com cinco positivos, Cunene com quatros casos, Huambo com 35 casos e dois óbitos, Huíla com quatro casos, Cuanza Norte com 25 casos positivos e quatro óbitos, Cuanza Sul com cinco casos e um óbito, Lunda Norte com um caso, Lunda Sul um caso, Malanje um caso, Moxico três casos, Uíge um caso e Zaire com 114 casos.

As províncias do Cuando Cubango e do Namibe são as únicas sem o registo de casos positivos.

O país conta com 3.991 casos positivos, com 152  óbitos, 1.445 recuperados e 2.394 activos.

Dos activos, UM is em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, 11 graves, 50 moderados, 62 com sintomas leves e 2.282 assintomáticos.

Quatrocentos e cinquenta e quatro doentes estão sob seguimento nos centros de tratamento.