Instalado em Luanda, há mais de três anos, o laboratório de Biologia Molecular foi, em Março último, autorizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a realizar testes do novo Coronavírus (Covid-19), para acudir a pandemia que o mundo enfrenta.

Segundo a também porta-voz da Comissão Interministerial para Resposta ao novo Coronavírus, até ao momento, o laboratório processou 1094 amostras, resultando nos 19 casos positivos que o país registou, e outras 165 em processamento.

“A partir da segunda quinzena vamos aumentar a capacidade dos testes. Já fizemos as encomendas e, dentro de dias, termos os reagentes no país para fazermos tésteis mais centralizados”, afirmou, avançando que no mesmo período chegarão outros equipamentos de biossegurança.

Falando na habitual conferência de imprensa de actualizaçao de dados, assegurou que todos esses equipamentos serão adquiridos por via de empresas fiáveis para se evitar a aquisição de material falso, como, de resto, está a acontecer um pouco pelo mundo.

Ainda nesta perspectiva, Sílvia Lutucuta informou que o país tem igualmente o “aval” da OMS para usar equipamentos de testagem da Tuberculose para a Covid – 19, cujos equipamentos estão instalados em 15 das 18 províncias do país.