Acto testemunhado por Gong tao, Embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China acreditado na República de Angola, diplomata que procedeu a entrega oficial de meios diversos de uso essencial pelas forças do Ministério do Interior, com o intuito de se prevenirem e controlarem a pandemia COVID-19.
Na presença do Vice-Presidente da CITIC em angola, Du Sun, uma das empresas com presença e contributo notável no País e membros das distintas associações da comunidade chinesa em angola, Eugénio Laborinho, Ministro do Interior referiu que o momento é de particular importância, porquanto, entende que as relações entre os dois Paises são muito boas e devem servir para resolver problemas concretos dos dois povos. “Estamos nesta singela cerimónia para testemunhar o acto de entrega de diversos bens ofertados ao Miinistério do Interior pela comunidade chinesa que reside e trabalha em Angola”, mencionou a entidade.
Como se sabe, a República de Angola e a República Popular da China são dois países amigos que mantêm profícuas relações de amizade e de cooperação em vários domínios, incluindo o da segurança pública” considerou o Ministro.
Seguiu dizendo “No mesmo sentido, enaltecemos a excelente relação que temos mantido com a comunidade chinesa, sobretudo, pela colaboração que vem prestando aos órgãos do MININT na resolução de vários assuntos, mediante a realização periódica de encontros para o efeito. Dito isto, expressamos o nosso veemente agradecimento à embaixada e à comunidade chinesa em Angola por este nobre gesto em ofertar ao Ministério do Interior diversos bens”, rematou o Ministro do Interior.
Por seu turno, o Vice-Presidente da CITIC, Du Sun, revelou que a entrega dos meios ao MININT é uma clara demonstração da solidaridade do povo chinês, particularmente, numa altura em que o mundo, no geral, debate-se com problemas resultantes da pandemia da COVID-19, referiu
Importa referir que foram entregues ao MININT bens diversos de primeira necessidade, nomeadamente, arroz, farinha, fuba de milho, óleo alimentar, máscara, sabão, álcool gel, spray manual, moto sisterna, para efeitos de transportação de água nas zonas de difícil acesso e não só.
Recorde-se que, os meios foram entregues ao MININT, no âmbito da luta contra a pandemia da COVID-19 que assola o mungo, no geral, e Angola em particular.