Camionistas  têm furado a barreira colocada ao longo das vias que vão principalmente ao norte e centro do país e, para além de levarem apenas bens necessários, conforme estabelece o Decreto Presidencial, estes têm transportado pessoas violando o estatuído.

Segundo o site Na Mira do Crime, os  jovens lotadores que anteriormente trabalhavam nas viaturas que habitualmente estacionam na paragem do Km 30, têm  contactando de forma sigilosa os camionistas para estes levarem duas ou três pessoas pontualmente contactadas.

“São 28 mil kwanzas para o Saurimo, 25 para o Dundo e 12 para Malanje. Para Kwanza Norte podes custar 10 paus”, disse um jovem que levava uma senhora para um dos camiões aí estacionados.

Modo de “furar” as barreiras

Segundo o lotador, há maior dificuldade é passar no controlo da Maria Teresa. “A maka é só Maria Teresa, depois já está tudo livre. Ao chegar nos constróis a passageira desce antes, o carro passa e depois ela segue mais a frente e volta subir”, desvendou.

Esta prática pode colocar em risco a luta que o governo tem emplementado, com vista a não haver o contágio por comunidade do Coronavírus no país, uma vez que ainda não se faz o teste em massa do Covid-19.